SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Psychogenesis and history of science: elements for a constructivist epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição de Almeida  and  GONCALVES, Carla de Oliveira. O ensino não formal e a formação de um professor de física para deficientes visuais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.167-183. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160209.

Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de ‘ateliê’, de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação

Keywords : Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )