SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Psicogênese e história das ciências: elementos para uma epistemologia construtivista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição de Almeida  y  GONCALVES, Carla de Oliveira. O ensino não formal e a formação de um professor de física para deficientes visuais. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.167-183. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160209.

Relatamos o desenvolvimento de um projeto didático que usou o método de ‘ateliê’, de Schön, na disciplina Ensino de Física e Inclusão Social. Um grupo de alunos deficientes visuais de um colégio da zona norte do Rio de Janeiro foi levado ao Campo dos Afonsos para conhecer um avião Bandeirante. A atividade foi dividida em duas fases: a primeira, no auditório, informou aos alunos e seus acompanhantes sobre a história da aviação brasileira e sobre a sustentabilidade de uma aeronave; e a segunda, no hangar, onde os jovens tatearam um avião do tipo Bandeirante e ocuparam a cabine de controle. Concluímos que o oferecimento ao licenciando de oportunidade de atuação real, mesmo que em uma situação de ensino não formal, foi positiva para sua formação

Palabras clave : Formação de Professor; Deficiência Visual; Ensino não Formal; Ensino de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )