SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O SER BIÓLOGO E O SER PROFESSORRECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO DE FÍSICA NO DISCURSO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ILHA, Phillip Vilanova; LIMA, Ana Paula Santos de; ROSSI, Daniela Sastre  y  SOARES, Félix Alexandre Antunes. INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.35-54. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160302.

O presente estudo avaliou o impacto de intervenções colaborativas noambiente escolar e, com esse intuito, utilizou o tema da promoção da saúde como forma de melhoria do ensino. Para tanto, empregou-se a pesquisa-ação colaborativa como principal aporte metodológico. As análises dos dados evidenciaram que as intervenções colaborativas desenvolveram mais mudanças cognitivas e motivacionais do que na prática docente. Encontraram-se indícios de que os professores têm dificuldades em modificar suas práticas docentes, por ainda não estarem preparados para experimentar uma mudança mais profunda e com segurança, bem como por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. No entanto, o estudo revelou modificações nos conceitos e concepções, aos quais novos saberes foram incorporados, ressignificados e desmistificados.

Palabras clave : Promoção da Saúde; Pesquisa-Ação Colaborativa; Ensino..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )