SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3INTERACTIONS BETWEEN SEMIOTIC MODES AND THE MAKING OF MEANING IN LESSONS OF HIGH EDUCATIONENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SA, Luciana Passos; KASSEBOEHMER, Ana Claudia  and  QUEIROZ, Salete Linhares. ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.147-170. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160307.

Estudos sobre argumentação são recentes na área de pesquisa em Educação em Ciências, existindo ainda muitos aspectos não explorados. Entre as questões a considerar estão: "É a qualidade da argumentação determinada pela presença de elementos como justificativas e qualificadores modais ou pelo grau de persuasão dos argumentos?"; "Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?". Este estudo investiga a potencialidade do ensino da estrutura de um "bom" argumento, baseado no Esquema de Argumento de Toulmin, como apoio ao desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química. Os resultados indicam que esse tipo de intervenção didática oferece subsídios para o desenvolvimento das referidas habilidades.

Keywords : Argumentação; Química; Ensino Superior..

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )