SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3TOULMIN'S ARGUMENT SCHEME AS A TEACHING INSTRUMENT: EXPLORING POSSIBILITIESANALYSIS OF QUESTIONS OF PHYSICS FOR THE NATIONAL STANDARD EXAM OF MIDDLE-HIGH SCHOOL (ENEM) ACCORDING TO REVISED BLOOM'S TAXONOMY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JOSE, Wagner Duarte; BRAGA, Graciely Rocha; NASCIMENTO, Ana Quézia Brito  and  BASTOS, Fábio da Purificação de. ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.171-188. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160308.

A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Keywords : Enem; Temas estruturadores do ensino de física; Conceitos unificadores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )