Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
JOSE, Wagner Duarte; BRAGA, Graciely Rocha; NASCIMENTO, Ana Quézia Brito e BASTOS, Fábio da Purificação de. ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.171-188. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172014160308.
A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Palavras-chave : Enem; Temas estruturadores do ensino de física; Conceitos unificadores..