SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Educational videoproduced by pre-service teachers: a study on video reception and modes of reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PAULA, Helder de Figueiredo e  and  TALIM, Sérgio Luiz. Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de Ciências . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.14-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170101.

Nesta pesquisa, apresentamos os resultados da avaliação de um recurso que utilizamos para ensinar ciências: a produção de registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus próprios cadernos. Nós investigamos se os estudantes valorizam a produção dos registros, bem como suas justificativas para o interesse ou o desinteresse por essa prática. Nossos dados foram gerados a partir de uma análise das respostas dadas por 196 estudantes a um questionário de avaliação do curso. No processo, nós utilizamos métodos estatísticos combinados com uma análise de enunciações fundamentada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin e na Gramática Sistêmico- Funcional de Halliday. Nossos dados mostram que a maioria dos estudantes declara ter feito os registros com frequência e interesse, além de atribuir diversas funções aos mesmos.

Keywords : Avaliação da prática pedagógica; Recursos mediacionais para o ensino das ciências; Análise de enunciações e Gramática Sistêmico-Funcional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )