SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PAULA, Helder de Figueiredo e  e  TALIM, Sérgio Luiz. Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de Ciências . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.14-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170101.

Nesta pesquisa, apresentamos os resultados da avaliação de um recurso que utilizamos para ensinar ciências: a produção de registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus próprios cadernos. Nós investigamos se os estudantes valorizam a produção dos registros, bem como suas justificativas para o interesse ou o desinteresse por essa prática. Nossos dados foram gerados a partir de uma análise das respostas dadas por 196 estudantes a um questionário de avaliação do curso. No processo, nós utilizamos métodos estatísticos combinados com uma análise de enunciações fundamentada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin e na Gramática Sistêmico- Funcional de Halliday. Nossos dados mostram que a maioria dos estudantes declara ter feito os registros com frequência e interesse, além de atribuir diversas funções aos mesmos.

Palavras-chave : Avaliação da prática pedagógica; Recursos mediacionais para o ensino das ciências; Análise de enunciações e Gramática Sistêmico-Funcional..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )