SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Students' assessment about the practice to produce records of Science Education ActivitiesTechnical features of Natural Sciences handouts produced by Hand-Out Teaching Systems and adopted in a municipal school network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BASTOS, Wagner Gonçalves; FILHO, Luiz Augusto Coimbra de Rezende  and  JUNIOR, Américo de Araujo Pastor. Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.39-58. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170102.

Neste trabalho, analisamos a produção e a recepção de um vídeo de autoria de alunos de uma Licenciatura em Biologia a fim de identificar o endereçamento e o significado preferencial de acordo com seus produtores e com as leituras feitas por um grupo de espectadores. Para isso, analisamos o vídeo, entrevistamos os produtores e fizemos uma exibição para seus colegas de turma. Os resultados indicam que o grupo, em sua maioria, identificou um significado preferencial ligeiramente diferente daquele concebido pelos produtores, contudo, avaliou como adequadas as estratégias de endereçamento utilizadas no vídeo. Além disso, notamos que mesmo a produção de um vídeo com intenções educativas explícitas está imersa em indeterminações e que os lugares construídos para o espectador podem ser diversamente reconfigurados por ele.

Keywords : Vídeo educativo; Estudos de recepção fílmica; Ensino de biologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )