SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Evaluación de estudiantes acerca de la práctica de producir registros de las actividades de CienciasCaracterísticas de los cuadernos de Ciencias de la Naturaleza producidos por un Sistema de Cuadernos de Enseñanza y utilizados en una Red Escolar Pública Municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BASTOS, Wagner Gonçalves; FILHO, Luiz Augusto Coimbra de Rezende  y  JUNIOR, Américo de Araujo Pastor. Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.39-58. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170102.

Neste trabalho, analisamos a produção e a recepção de um vídeo de autoria de alunos de uma Licenciatura em Biologia a fim de identificar o endereçamento e o significado preferencial de acordo com seus produtores e com as leituras feitas por um grupo de espectadores. Para isso, analisamos o vídeo, entrevistamos os produtores e fizemos uma exibição para seus colegas de turma. Os resultados indicam que o grupo, em sua maioria, identificou um significado preferencial ligeiramente diferente daquele concebido pelos produtores, contudo, avaliou como adequadas as estratégias de endereçamento utilizadas no vídeo. Além disso, notamos que mesmo a produção de um vídeo com intenções educativas explícitas está imersa em indeterminações e que os lugares construídos para o espectador podem ser diversamente reconfigurados por ele.

Palabras clave : Vídeo educativo; Estudos de recepção fílmica; Ensino de biologia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )