SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de CiênciasCaracterísticas das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um Sistema Apostilado de Ensino e utilizadas em uma Rede Escolar Pública Municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BASTOS, Wagner Gonçalves; FILHO, Luiz Augusto Coimbra de Rezende  e  JUNIOR, Américo de Araujo Pastor. Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.39-58. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170102.

Neste trabalho, analisamos a produção e a recepção de um vídeo de autoria de alunos de uma Licenciatura em Biologia a fim de identificar o endereçamento e o significado preferencial de acordo com seus produtores e com as leituras feitas por um grupo de espectadores. Para isso, analisamos o vídeo, entrevistamos os produtores e fizemos uma exibição para seus colegas de turma. Os resultados indicam que o grupo, em sua maioria, identificou um significado preferencial ligeiramente diferente daquele concebido pelos produtores, contudo, avaliou como adequadas as estratégias de endereçamento utilizadas no vídeo. Além disso, notamos que mesmo a produção de um vídeo com intenções educativas explícitas está imersa em indeterminações e que os lugares construídos para o espectador podem ser diversamente reconfigurados por ele.

Palavras-chave : Vídeo educativo; Estudos de recepção fílmica; Ensino de biologia..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )