SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Producción de video educativo por licenciandos: un estudio acerca la recepción fílmica y modos de lectura¿QUIEN ME SALVA DE TI?: REPRESENTACIONES DOCENTES ACERCA DE LA TECNOLOGÍA DIGITAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BEGO, Amadeu Moura  y  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Características das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um Sistema Apostilado de Ensino e utilizadas em uma Rede Escolar Pública Municipal. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.59-83. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170103.

Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado Brasileiro, da implantação da política de fundos para a educação e do vertiginoso processo de municipalização do Ensino Fundamental, municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre essas modalidades, a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) envolve a contratação de empresas para compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho, pautado nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e utilizando roteiro de análise textual, buscamos apresentar as características das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um SAE adotado em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). Após o processo de análise, concluímos que as apostilas produzidas pelo SAE não contemplam satisfatoriamente os critérios de qualidade estabelecidos pelo PNLD.

Palabras clave : Sistemas Apostilados de Ensino; Ensino de ciências; Parcerias público-privadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )