SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura"QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BEGO, Amadeu Moura  e  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Características das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um Sistema Apostilado de Ensino e utilizadas em uma Rede Escolar Pública Municipal. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.59-83. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170103.

Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado Brasileiro, da implantação da política de fundos para a educação e do vertiginoso processo de municipalização do Ensino Fundamental, municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre essas modalidades, a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAEs) envolve a contratação de empresas para compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho, pautado nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e utilizando roteiro de análise textual, buscamos apresentar as características das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um SAE adotado em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). Após o processo de análise, concluímos que as apostilas produzidas pelo SAE não contemplam satisfatoriamente os critérios de qualidade estabelecidos pelo PNLD.

Palavras-chave : Sistemas Apostilados de Ensino; Ensino de ciências; Parcerias público-privadas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )