SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Technical features of Natural Sciences handouts produced by Hand-Out Teaching Systems and adopted in a municipal school networkA historical rescue and philosophical studies of Charles Du Fay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ROSA, Marcelo Prado Amaral; EICHLER, Marcelo Leandro  and  CATELLI, Francisco. "QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.84-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170104.

O objetivo deste estudo foi investigar as representações dos docentes sobre a relação entre o ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de química e as tecnologias digitais, com a finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didático-pedagógicas. A pesquisa teve como sujeitos cinco docentes. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. A análise dos dados foi baseada no método da análise textual discursiva. Do contexto emergiram duas categorias: i) Aqui não tem condições; e ii) Ajuda a ver o cotidiano. Foi possível constatar a existência de divergências com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais.

Keywords : Ensino de química; Tecnologias digitais; Representações docentes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )