SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Características de los cuadernos de Ciencias de la Naturaleza producidos por un Sistema de Cuadernos de Enseñanza y utilizados en una Red Escolar Pública MunicipalUn rescate histórico y filosófico de los estudios de Charles Du Fay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSA, Marcelo Prado Amaral; EICHLER, Marcelo Leandro  y  CATELLI, Francisco. "QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.84-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170104.

O objetivo deste estudo foi investigar as representações dos docentes sobre a relação entre o ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de química e as tecnologias digitais, com a finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didático-pedagógicas. A pesquisa teve como sujeitos cinco docentes. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. A análise dos dados foi baseada no método da análise textual discursiva. Do contexto emergiram duas categorias: i) Aqui não tem condições; e ii) Ajuda a ver o cotidiano. Foi possível constatar a existência de divergências com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais.

Palabras clave : Ensino de química; Tecnologias digitais; Representações docentes..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )