SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Características das apostilas de Ciências da Natureza produzidas por um Sistema Apostilado de Ensino e utilizadas em uma Rede Escolar Pública MunicipalUm resgate histórico e filosófico dos estudos de Charles Du Fay índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ROSA, Marcelo Prado Amaral; EICHLER, Marcelo Leandro  e  CATELLI, Francisco. "QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.84-104. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170104.

O objetivo deste estudo foi investigar as representações dos docentes sobre a relação entre o ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de química e as tecnologias digitais, com a finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didático-pedagógicas. A pesquisa teve como sujeitos cinco docentes. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta. A análise dos dados foi baseada no método da análise textual discursiva. Do contexto emergiram duas categorias: i) Aqui não tem condições; e ii) Ajuda a ver o cotidiano. Foi possível constatar a existência de divergências com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais.

Palavras-chave : Ensino de química; Tecnologias digitais; Representações docentes..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )