SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1"QUEM ME SALVA DE TI?": REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITALANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

Um resgate histórico e filosófico dos estudos de Charles Du Fay. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.105-126. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170105.

Charles Du Fay, um filósofo natural do início do século XVIII, entregou-se a uma intensa busca por encontrar mecanismos que pudessem explicar certos fenômenos elétricos ainda não compreendidos na sua época. Realizando inúmeros experimentos em constante diálogo com as hipóteses desenvolvidas, ele enuncia dois princípios e "descobre" a repulsão como algo legítimo das interações elétricas. Nessa perspectiva, este artigo ressalta, além do percurso histórico desse estudioso, a relevância da análise do contexto da descoberta para que se possam compreender, com maior propriedade, a não neutralidade do estudioso, os erros que impulsionam aos acertos e os diferentes métodos de construção do conhecimento. Ademais, ressalta-se a importância de considerações históricas e filosóficas para o ensino que visa discutir, além de conceitos físicos, concepções relativas à Natureza da Ciência.

Palavras-chave : Du Fay; Experimentos; Contexto da descoberta..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )