SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1A historical rescue and philosophical studies of Charles Du FayEVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VENEU, Aroaldo; FERRAZ, Gleice  and  REZENDE, Flavia. ANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.126-149. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170106.

Como parte da tendência predominantemente qualitativa da produção acadêmica na área de ensino de Ciências, observa-se também o crescimento da apropriação de abordagens teóricas e metodológicas para a análise de discursos. Diante desse panorama, pretendemos contribuir para o aprofundamento dessas apropriações, estabelecendo, do ponto de vista teórico, alguns diálogos e contrapontos entre a abordagem utilizada com maior frequência nos trabalhos investigados - a filosofia da linguagem de Bakhtin - e as outras duas vertentes mais frequentes: a análise de conteúdo e a análise do discurso de linha francesa. Do ponto de vista metodológico, nossa contribuição se dá pela apresentação de um dispositivo analítico elaborado com base na teoria bakhtiniana.

Keywords : Análise de discurso; Análise bakhtiniana; Dispositivo analítico; Ensino de Ciências..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )