SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Un rescate histórico y filosófico de los estudios de Charles Du FayEVOLUCIÓN COMO EJE INTEGRADOR DE LA BIOLOGÍA EN LIBROS DIDATICOS DE LA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VENEU, Aroaldo; FERRAZ, Gleice  y  REZENDE, Flavia. ANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.126-149. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170106.

Como parte da tendência predominantemente qualitativa da produção acadêmica na área de ensino de Ciências, observa-se também o crescimento da apropriação de abordagens teóricas e metodológicas para a análise de discursos. Diante desse panorama, pretendemos contribuir para o aprofundamento dessas apropriações, estabelecendo, do ponto de vista teórico, alguns diálogos e contrapontos entre a abordagem utilizada com maior frequência nos trabalhos investigados - a filosofia da linguagem de Bakhtin - e as outras duas vertentes mais frequentes: a análise de conteúdo e a análise do discurso de linha francesa. Do ponto de vista metodológico, nossa contribuição se dá pela apresentação de um dispositivo analítico elaborado com base na teoria bakhtiniana.

Palabras clave : Análise de discurso; Análise bakhtiniana; Dispositivo analítico; Ensino de Ciências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )