SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Um resgate histórico e filosófico dos estudos de Charles Du FayEVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

VENEU, Aroaldo; FERRAZ, Gleice  e  REZENDE, Flavia. ANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.126-149. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170106.

Como parte da tendência predominantemente qualitativa da produção acadêmica na área de ensino de Ciências, observa-se também o crescimento da apropriação de abordagens teóricas e metodológicas para a análise de discursos. Diante desse panorama, pretendemos contribuir para o aprofundamento dessas apropriações, estabelecendo, do ponto de vista teórico, alguns diálogos e contrapontos entre a abordagem utilizada com maior frequência nos trabalhos investigados - a filosofia da linguagem de Bakhtin - e as outras duas vertentes mais frequentes: a análise de conteúdo e a análise do discurso de linha francesa. Do ponto de vista metodológico, nossa contribuição se dá pela apresentação de um dispositivo analítico elaborado com base na teoria bakhtiniana.

Palavras-chave : Análise de discurso; Análise bakhtiniana; Dispositivo analítico; Ensino de Ciências..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )