SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1ANÁLISIS DEL DISCURSO EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS: CONSIDERACIONES TEORICAS, IMPLICACIONES EPISTEMOLÓGICAS Y METODOLÓGICAS"HACER EL DESCONOCIDO SER DESCUBIERTO": ACTUALIZACION EM LOS MODOS DE ENUNCIAR LA CIENCIA EM LOS GRUPOS DE LA REGIÓN SUR DE LA RED NACIONAL DE EDUCACIÓN Y CIENCIA - NUEVOS TALENTOS DE LA RED PÚBLICA (RNEC/NT) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DALAPICOLLA, Jeronymo; SILVA, Victor de Almeida  y  GARCIA, Junia Freguglia Machado. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.150-173. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170107.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prevê a universalização e a avaliação dos livros, levando em conta alguns documentos oficiais. Esses documentos aconselham que os conteúdos de biologia sejam pautados em explicações ecológicas e evolutivas, de forma interdisciplinar, com a evolução funcionando como um eixo integrador do conhecimento. Baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e na Estrutura Conceitual da Biologia de Mayr, foram examinados os conteúdos referentes ao filo dos cordados em três coleções didáticas. O objetivo foi avaliar como esses materiais abordam a evolução. Notou-se que os livros didáticos utilizam os conceitos evolutivos de forma escassa e superficial. A forma mais comum é a descritiva, com o acréscimo de termos evolutivos ou que remetem à evolução.

Palabras clave : Evolução; Análise de Conteúdo; Livro Didático..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )