SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1EVOLUTION AS A UNIFYING THEME IN THE HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKSPERSPECTIVES OF SCIENCE EDUCATION EXPRESSES IN THE PERIODICALS SCIENCE AND NATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa  and  RIBEIRO, Paula Regina Costa. "FAZER O DESCONHECIDO SER DESCOBERTO" NOVOS TALENTOS DA REDE PÚBLICA (RNEC/NT). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.173-190. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170108.

O discurso moderno de ciência ainda constitui-se como a episteme de nossa época. Ele é presente em muitos projetos de pesquisa e extensão como o da Rede Nacional de Educação e Ciência, que associa muitas universidades em todo o país. Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de ciência dos grupos da região Sul pertencentes à Rede. Utilizamos algumas ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de entrevistas com pesquisadores e monitores desses grupos. Percebemos que muitos entrevistados vinculamseus discursos ao viés moderno da ciência devido a diferentes contextos. No entanto, algumas rachaduras e flexibilizações vêm acontecendo no discurso de alguns grupos, produzindo um afrouxamento do discurso recorrente de ciência.

Keywords : Ciência; Discurso; Rede Nacional de Educação e Ciência..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )