Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa y RIBEIRO, Paula Regina Costa. "FAZER O DESCONHECIDO SER DESCOBERTO" NOVOS TALENTOS DA REDE PÚBLICA (RNEC/NT). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.173-190. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-211720175170108.
O discurso moderno de ciência ainda constitui-se como a episteme de nossa época. Ele é presente em muitos projetos de pesquisa e extensão como o da Rede Nacional de Educação e Ciência, que associa muitas universidades em todo o país. Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de ciência dos grupos da região Sul pertencentes à Rede. Utilizamos algumas ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de entrevistas com pesquisadores e monitores desses grupos. Percebemos que muitos entrevistados vinculamseus discursos ao viés moderno da ciência devido a diferentes contextos. No entanto, algumas rachaduras e flexibilizações vêm acontecendo no discurso de alguns grupos, produzindo um afrouxamento do discurso recorrente de ciência.
Palabras clave : Ciência; Discurso; Rede Nacional de Educação e Ciência..