SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1EVOLUCIÓN COMO EJE INTEGRADOR DE LA BIOLOGÍA EN LIBROS DIDATICOS DE LA SECUNDARIAPERSPECTIVAS DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS EXPRESAS EN LOS PERIODICOS SCIENCE Y NATURE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa  y  RIBEIRO, Paula Regina Costa. "FAZER O DESCONHECIDO SER DESCOBERTO" NOVOS TALENTOS DA REDE PÚBLICA (RNEC/NT). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.173-190. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170108.

O discurso moderno de ciência ainda constitui-se como a episteme de nossa época. Ele é presente em muitos projetos de pesquisa e extensão como o da Rede Nacional de Educação e Ciência, que associa muitas universidades em todo o país. Neste trabalho, objetivamos analisar o discurso de ciência dos grupos da região Sul pertencentes à Rede. Utilizamos algumas ferramentas da análise de discurso foucaultiana para análise de entrevistas com pesquisadores e monitores desses grupos. Percebemos que muitos entrevistados vinculamseus discursos ao viés moderno da ciência devido a diferentes contextos. No entanto, algumas rachaduras e flexibilizações vêm acontecendo no discurso de alguns grupos, produzindo um afrouxamento do discurso recorrente de ciência.

Palabras clave : Ciência; Discurso; Rede Nacional de Educação e Ciência..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )