SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1PERSPECTIVES OF SCIENCE EDUCATION EXPRESSES IN THE PERIODICALS SCIENCE AND NATURECONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CASTRILLON, Tania Arboleda et al. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS TELEJORNAIS COLOMBIANOS: SOBRE O QUE SE COBRE E O QUE NÃO SE COBRE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.208-229. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170110.

Neste artigo, analisamos um corpus de notícias de ciência e tecnologia emitidas pelo telejornal Noticias Caracol - o com maior rating na Colômbia. Este trabalho atende ao duplo objetivo de verificar se a demanda dos colombianos por esse tipo de informação é minimamente atendida e de dar conta das principais características da cobertura de ciência e tecnologia nesse telejornal. Os resultados mostram que esses temas têm pouca relevância na agenda desse telejornal e que os membros do governo cumprem um papel preponderante, não somente como vozes, mas também como fontes na construção dos acontecimentos noticiosos. Também observamos que esse telejornal não é necessariamente democrático no momento de escolher suas fontes, suas vozes e suas referências, tampouco se dão elementos de contexto fortes para esse tipo de informações.

Keywords : Notícias Caracol; Divulgação científica; Telejornais; Ciência e tecnologia; Análise de conteúdo; Colômbia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )