SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1PERSPECTIVAS DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS EXPRESAS EN LOS PERIODICOS SCIENCE Y NATUREEDUCACIÓN CONTINUADA EN CIENCIAS Y MATEMATICAS EN EL CECIRS ENTRE LOS AÑOS 1985 Y 2000: UN ESTUDIO DE LAS CONCEPCIONES EDUCACIONALES DEL PROFESOR VICENTE HILLEBRAND índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CASTRILLON, Tania Arboleda et al. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS TELEJORNAIS COLOMBIANOS: SOBRE O QUE SE COBRE E O QUE NÃO SE COBRE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.208-229. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170110.

Neste artigo, analisamos um corpus de notícias de ciência e tecnologia emitidas pelo telejornal Noticias Caracol - o com maior rating na Colômbia. Este trabalho atende ao duplo objetivo de verificar se a demanda dos colombianos por esse tipo de informação é minimamente atendida e de dar conta das principais características da cobertura de ciência e tecnologia nesse telejornal. Os resultados mostram que esses temas têm pouca relevância na agenda desse telejornal e que os membros do governo cumprem um papel preponderante, não somente como vozes, mas também como fontes na construção dos acontecimentos noticiosos. Também observamos que esse telejornal não é necessariamente democrático no momento de escolher suas fontes, suas vozes e suas referências, tampouco se dão elementos de contexto fortes para esse tipo de informações.

Palabras clave : Notícias Caracol; Divulgação científica; Telejornais; Ciência e tecnologia; Análise de conteúdo; Colômbia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )