SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPRESSAS NOS PERIÓDICOS SCIENCE E NATUREEDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CASTRILLON, Tania Arboleda et al. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NOS TELEJORNAIS COLOMBIANOS: SOBRE O QUE SE COBRE E O QUE NÃO SE COBRE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.208-229. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170110.

Neste artigo, analisamos um corpus de notícias de ciência e tecnologia emitidas pelo telejornal Noticias Caracol - o com maior rating na Colômbia. Este trabalho atende ao duplo objetivo de verificar se a demanda dos colombianos por esse tipo de informação é minimamente atendida e de dar conta das principais características da cobertura de ciência e tecnologia nesse telejornal. Os resultados mostram que esses temas têm pouca relevância na agenda desse telejornal e que os membros do governo cumprem um papel preponderante, não somente como vozes, mas também como fontes na construção dos acontecimentos noticiosos. Também observamos que esse telejornal não é necessariamente democrático no momento de escolher suas fontes, suas vozes e suas referências, tampouco se dão elementos de contexto fortes para esse tipo de informações.

Palavras-chave : Notícias Caracol; Divulgação científica; Telejornais; Ciência e tecnologia; Análise de conteúdo; Colômbia..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )