SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1EDUCACIÓN CONTINUADA EN CIENCIAS Y MATEMATICAS EN EL CECIRS ENTRE LOS AÑOS 1985 Y 2000: UN ESTUDIO DE LAS CONCEPCIONES EDUCACIONALES DEL PROFESOR VICENTE HILLEBRAND índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MONTENEGRO, Vanda Luiza dos Santos  y  FERNANDEZ, Carmen. PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.251-275. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720175170112.

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é reconhecido como aquele que representa o conhecimento profissional dos professores e se desenvolve na prática e por processos reflexivos. Nesta investigação analisamos o desenvolvimento do PCK de dois professores que participaram de um processo reflexivo num grupo colaborativo envolvendo ações individuais e em grupo. Os dados incluem textos escritos, vídeos de discussões orais e de aulas e o ciclo reflexivo de Smyth. A análise dos dados foi baseada no Modelo Hexagonal e nas interações discursivas. Os professores investigados, a partir do processo reflexivo, tomam consciência de algumas ações a partir da participação no grupo colaborativo, revelando um processo de desenvolvimento de PCK de modo semelhante ao proposto no modelo de raciocínio pedagógico e ação.

Palabras clave : Conhecimento de professores; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Reflexão crítica; Formação contínua; Grupo colaborativo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )