SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURECONCEPTS AND IMPLICATIONS OF LEARNING HEALTH EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BARCELLOS, Marcília  and  GUERRA, Andreia. INOVAÇÃO CURRICULAR E FÍSICA MODERNA: DA PRESCRIÇÃO À PRÁTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.329-350. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170203.

Pretende-se analisar a criação e a realização de uma proposta com vistas a implementar a mudança prescrita por um documento oficial e trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita em sala de aula, principalmente por parte do protagonista da mudança, o professor. Nesse sentido, a pesquisa visa construir subsídios para responder à questão: Como um professor sensibilizado com a implementação da prescrição de um currículo diferenciado ressignifica e reconstrói o novo currículo a partir de sua prática docente? Para tal, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e, mais especificamente, um Estudo de Caso. A análise dos dados mostrou que a situação particular da pesquisa permitiu ao professor analisado construir novos significados à mudança prescrita, elegendo ênfases e omissões determinantes aos objetivos educacionais em questão.

Keywords : Ensino de Física; Física Moderna e Contemporânea; Currículo..

        · abstract in English | English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )