SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2CONCEPTOS E IMPLICACIONES DEL APRENDISAJE EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN EN SALUDLA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO EN LA DISCUSIÓN DE CUESTIONES ACERCA DE LA NATURALEZA DE LA CIÊNCIA EN LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSO, Caetano Castro; SANTOS, Rosemar Ayres dos; ROSA, Suiane Ewerling da  y  AULER, Décio. CURRÍCULO TEMÁTICO FUNDAMENTADO EM FREIRE-CTS: ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.372-389. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170205.

Este trabalho resultou da reflexão sobre vivência de professores (as) de física, em formação inicial, com a abordagem temática fundamentada em Freire-CTS. Buscamos responder à pergunta: como professores (as) em formação inicial posicionam-se frente à possibilidade de realizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática durante seu estágio curricular e/ou no decorrer da sua atuação profissional? Utilizamos a Análise Textual Discursiva para analisar questionários respondidos por esses professores (as) ao final do trabalho. Como resultados, identificamos três categorias articuladas ao currículo: (i) da fragmentação disciplinar à interdisciplinaridade, (ii) temas da realidade dos estudantes como ponto de partida e (iii) abordagem temática: reconfiguração curricular ou nova metodologia? Ao final, sinalizamos desafios e potencialidades de currículos temáticos.

Palabras clave : Currículo Temático; Freire-CTS; Professores de física em formação inicial..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )