SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2THEMATIC CURRICULUM BASED ON FREIRE-STS: ENGAGEMENT OF PHYSICS TEACHERS IN INITIAL TRAININGTHE "OBJECTS OF STUDY" FROM RESEARCH IN PHYSICS TEACHING, ACCORDING TO BRAZILIAN RESEARCHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GROTO, Silvia Regina  and  MARTINS, André Ferrer P.. A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.390-413. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170206.

Neste artigo, analisamos determinados aspectos das visões de ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da natureza da ciência em aulas de ciências. A análise das obras Reinações de Narizinho, A reforma da natureza e A chave do tamanho evidenciou a presença de trechos associados ao conhecimento científico que foram classificados em quatro categorias: linguagem científica, visão de cientista, método científico e valoração da ciência. Embora as histórias tragam elementos de visões de ciência consideradas inadequadas segundo alguns estudos da área da Didática das Ciências, consideramos que as obras poderiam ser utilizadas no Ensino Fundamental, principalmente para a problematização das visões de ciência e de cientista que veiculam.

Keywords : Monteiro Lobato; Natureza da Ciência; Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )