SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2THE LITERATURE OF MONTEIRO LOBATO TO DISCUSS NATURE OF SCIENCE ISSUES AT ELEMENTARY SCHOOLTHE REPRESENTATION OF GENETICS AND EVOLUTION THROUGH IMAGES USED IN BIOLOGY TEXTBOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ABRIL, Olga L. Castiblanco  and  NARDI, Roberto. OS "OBJETOS DE ESTUDO" DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.414-433. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170207.

Nesta pesquisa, optamos por investigar junto a pesquisadores em ensino de física brasileiros sobre os "objetos de estudo" deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de realizar uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado e validado, especificamente para cada pesquisador. Através da análise dos dados obtidos pudemos concluir que os "objetos de estudo" da pesquisa em ensino de física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em campos temáticos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter esse mesmo caráter.

Keywords : Ensino de física; Pesquisa em ensino de física; Didática da Física..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )