SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO EN LA DISCUSIÓN DE CUESTIONES ACERCA DE LA NATURALEZA DE LA CIÊNCIA EN LA ENSEÑANZA FUNDAMENTALLA REPRESENTACIÓN DE LA GENÉTICA Y DE LA EVOLUCIÓN ATRAVÉS DE IMÁGINES UTILIZADAS EN LIBROS DIDÁCTICOS DE BIOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ABRIL, Olga L. Castiblanco  y  NARDI, Roberto. OS "OBJETOS DE ESTUDO" DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.414-433. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170207.

Nesta pesquisa, optamos por investigar junto a pesquisadores em ensino de física brasileiros sobre os "objetos de estudo" deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de realizar uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado e validado, especificamente para cada pesquisador. Através da análise dos dados obtidos pudemos concluir que os "objetos de estudo" da pesquisa em ensino de física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em campos temáticos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter esse mesmo caráter.

Palabras clave : Ensino de física; Pesquisa em ensino de física; Didática da Física..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )