SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO NA DISCUSSÃO DE QUESTÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTALA REPRESENTAÇÃO DA GENÉTICA E DA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS UTILIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ABRIL, Olga L. Castiblanco  e  NARDI, Roberto. OS "OBJETOS DE ESTUDO" DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.414-433. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170207.

Nesta pesquisa, optamos por investigar junto a pesquisadores em ensino de física brasileiros sobre os "objetos de estudo" deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de realizar uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado e validado, especificamente para cada pesquisador. Através da análise dos dados obtidos pudemos concluir que os "objetos de estudo" da pesquisa em ensino de física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em campos temáticos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter esse mesmo caráter.

Palavras-chave : Ensino de física; Pesquisa em ensino de física; Didática da Física..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )