SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LOS "OBJETOS DE ESTUDIO" DE LA INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, DE ACUERDO CON INVESTIGADORES BRASILEROSRESOLUCIÓN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EN LOS AÑOS INICIALES DE LA EDUCACIÓN PRIMÁRIA: UNA INVESTIGACIÓN CON MAESTROS POLIVALENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BADZINSKI, Caroline  y  HERMEL, Erica do Espírito Santo. A REPRESENTAÇÃO DA GENÉTICA E DA EVOLUÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS UTILIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.434-454. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170208.

Foram analisados os conteúdos relacionados à genética e à evolução em seis livros didáticos de biologia do Ensino Médio, de acordo com o sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) de Biologia. Os livros avaliados não apresentaram todos os conteúdos sugeridos e expuseram diferentes abordagens para conteúdos em comum. Também foram analisadas 1.323 imagens, categorizadas segundo: iconografia; funcionalidade; relação com o texto; etiquetas verbais e conteúdo científico. A maioria das imagens foi classificada como fotografia, com funcionalidade informativa e cientificamente correta. Tal fato demonstra que os autores dos livros padronizam a escolha das imagens, priorizando alguns tipos em detrimento de outros. Deveria ser explorado o uso de imagens reflexivas, que permitem aos alunos pensar sobre o conteúdo.

Palabras clave : Ensino de biologia; Recurso didático; Linguagem imagética..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )