SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2THE REPRESENTATION OF GENETICS AND EVOLUTION THROUGH IMAGES USED IN BIOLOGY TEXTBOOKSENVIRONMENTAL THEMATIC IN NATIONAL CURRICULUM DOCUMENTS FOR HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Gerson Pastre de  and  MASTROIANNI, Maria Teresa M. R.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES POLIVALENTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.455-481. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170209.

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com professoras polivalentes dos anos iniciais de uma escola da rede privada de São Paulo, que investigou quais são suas concepções a respeito do tema Resolução de Problemas, buscando compreender de que maneira elas exercem influência em sua prática. O quadro teórico recorre às ideias de Brousseau, especificamente àquelas relativas à teoria das situações didáticas (TSD) e ao conceito de contrato didático. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se de dois instrumentos: um questionário, objetivando a análise dessas concepções, e posterior observação das aulas dessas professoras, de modo a permitir um confronto entre discurso e prática. Os resultados apontaram que os sujeitos compreendem a importância de seu papel problematizador nas aulas e valorizam o pensamento matemático dos alunos, contudo, ainda têm dificuldade em organizar um milieu antagonista, capaz de provocar desequilíbrios. Identificou-se, ainda, alguns efeitos do contrato didático, devidamente descritos nas análises.

Keywords : Resolução de problemas; Teoria das situações didáticas; Contrato didático; Professoras polivalentes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )