SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA REPRESENTACIÓN DE LA GENÉTICA Y DE LA EVOLUCIÓN ATRAVÉS DE IMÁGINES UTILIZADAS EN LIBROS DIDÁCTICOS DE BIOLOGÍALA TEMÁTICA AMBIENTAL EN DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONALES DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Gerson Pastre de  y  MASTROIANNI, Maria Teresa M. R.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES POLIVALENTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.455-481. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170209.

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com professoras polivalentes dos anos iniciais de uma escola da rede privada de São Paulo, que investigou quais são suas concepções a respeito do tema Resolução de Problemas, buscando compreender de que maneira elas exercem influência em sua prática. O quadro teórico recorre às ideias de Brousseau, especificamente àquelas relativas à teoria das situações didáticas (TSD) e ao conceito de contrato didático. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se de dois instrumentos: um questionário, objetivando a análise dessas concepções, e posterior observação das aulas dessas professoras, de modo a permitir um confronto entre discurso e prática. Os resultados apontaram que os sujeitos compreendem a importância de seu papel problematizador nas aulas e valorizam o pensamento matemático dos alunos, contudo, ainda têm dificuldade em organizar um milieu antagonista, capaz de provocar desequilíbrios. Identificou-se, ainda, alguns efeitos do contrato didático, devidamente descritos nas análises.

Palabras clave : Resolução de problemas; Teoria das situações didáticas; Contrato didático; Professoras polivalentes..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )