SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING IN ELEMENTARY EDUCATION'S EARLY YEARS: AN INVESTIGATION WITH POLYVALENT TEACHERSREVISITING THE KNOWLEDGE BASE AND SCIENCE TEACHERS' PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NETO, Diógenes Valdanha  and  KAWASAKI, Clarice Sumi. A TEMÁTICA AMBIENTAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.483-499. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170210.

Este artigo relata uma pesquisa que investigou em que medida e extensão a temática ambiental é desenvolvida em documentos curriculares nacionais do Ensino Médio, em continuidade a um estudo anterior que realizou similar investigação, porém em documentos curriculares nacionais do Ensino Fundamental (anos finais). Realizou-se uma análise do conteúdo dos documentos curriculares em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional. Nesses documentos, a presença da temática ambiental é muito menor e menos significativa quando comparada aos do Ensino Fundamental; além de prevalecer uma concepção conservacionista/científica, trazendo uma visão reducionista e pouco politizada/crítica da temática ambiental no processo educativo. Distintamente, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio avançam na inclusão de uma educação ambiental crítica no currículo nacional da escola básica.

Keywords : Temática ambiental; Educação ambiental; Currículo..

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )