SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2ENVIRONMENTAL THEMATIC IN NATIONAL CURRICULUM DOCUMENTS FOR HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERNANDEZ, Carmen. REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.500-528. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170211.

A literatura, em especial da área de ensino de ciências, tem apontado uma base de conhecimentos para professores que delimita e caracteriza essa profissão. Dentre estes, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês), representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino, distinguindo o professor de uma dada disciplina de um especialista dessa disciplina e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os professores de ciências e, para subsidiar currículos e propostas de formação inicial e contínua. Por outro lado, existe pouca literatura em português e, a julgar pela sua importância no cenário internacional e pelo problema com as traduções de alguns termos, justifica-se fornecer um panorama da literatura em ensino de ciências apresentando os componentes da base de conhecimentos de professores e, em particular, o PCK, os modos estabelecidos para seu acesso, além de apresentar uma análise crítica aos modelos propostos.

Keywords : Base de conhecimentos para professores; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Ensino de ciências..

        · abstract in Spanish | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )