SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

REIS, Danielle Aparecida dos; SILVA, Luciano Fernandes  e  FIGUEIREDO, Newton. As complexidades inerentes ao tema "mudanças climáticas": desafios e perspectivas para o ensino de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.535-554. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170301.

A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.

Palavras-chave : Ensino de física; Complexidade; Mudanças climáticas..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )