SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Complexities inherent to the subject "climate change": challenges and prospects for physics teachingSCIENCE TEACHER'S REACTIONS TO THE NEW CURRICULUM IMPLEMENTATION IN SÃO PAULO'S STATE PUBLIC SCHOOL SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MIRANDA, Mayara de Souza; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro  and  SUART, Rita de Cássia. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.555-583. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170302.

Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente.

Keywords : Formação inicial; Reflexão orientada; Alfabetização científica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )