SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Las complejidades inherentes al tema "cambios climáticos": desafíos y perspectivas para la enseñanza de la físicaLAS REACCIONES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS A LA IMPLEMENTACIÓN DEL NUEVO CURRICULUM EN LA RED ESTADUAL PAULISTA DE EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MIRANDA, Mayara de Souza; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro  y  SUART, Rita de Cássia. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.555-583. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170302.

Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente.

Palabras clave : Formação inicial; Reflexão orientada; Alfabetização científica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )