SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATIONIMAGES AND CHILDREN'S DRAWINGS IN A PROCESS OF MEANING CONSTRUCTIONON A TEACHING SEQUENCE ABOUT WATER CYCLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BORTOLETTO-SANTOS, Rita de Cássia  and  PIERSON, Alice Helena Campos. AS REAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DIANTE DA IMPLANTAÇÃO DE NOVO CURRÍCULO NA REDE ESTADUAL PAULISTA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.585-605. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170303.

A pesquisa realizada,entre 2009e 2013, teve como objetivo investigar como os professores de ciências da rede estadual de ensino de São Paulo reagiram diante da implantação de uma nova proposta curricular para o Ensino Fundamental. Adotou-se uma abordagem qualitativa para o desenvolvimento da pesquisa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas sob a perspectiva da análise do conteúdo, procurando dar voz aos agentes do currículo, e a partir das ideias de Sacristán, particularmente no que se refere à relação entre o currículo prescrito e as ações dos professores. Neste artigo são apresentadas as reações dos professores diante da nova proposta e analisados seus posicionamentos, sejam eles: favoráveis, desfavoráveis ou pragmáticos.

Keywords : Currículo; Formação de professores.Políticas públicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )