SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3IMÁGENES Y DIBUJOS INFANTILES EM LOS PROCESOS DE CONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS EN UNA SECUENCIA DE ENSEÑANZA ACERCA DEL CICLO DEL AGUAMEDICIÓN EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN: EL MODELO RASCH PARA ACCEDER Y EVALUAR RASGOS LATENTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVEIRA JUNIOR, Célio da; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro  y  MACHADO, Andréa Horta. LEITURA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS COMO UMA PRÁTICA SOCIAL DIALÓGICA E PEDAGÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.633-656. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170305.

Neste trabalho, com base nos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, enfocamos a problemática da mediação pedagógica da leitura de textos didáticos de ciências em sala de aula. Argumentamos a favor da leitura de textos de ciências, para se aprender ciências, e sobre ao papel central que a mediação docente desempenha nesse processo. A partir de dados de uma mediação de leitura específica, discutimos as ações do professor frente às contrapalavras dos estudantes que emergiram durante uma leitura compartilhada. Concluímos que a mediação constituiu-se como uma prática social dialógica (pela palavra) e pedagógica (pelo outro), que contribui para o processo de compreensão de/sobre ciências pelos estudantes, além de resultarem um novo texto coletivamente construído pela oferta de contrapalavras.

Palabras clave : Mediação; Leitura; Ensino e aprendizagem de ciências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )