SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3READING IN SCIENCE CLASSROOM AS A DIALOGICAL AND EDUCATIONAL SOCIAL PRACTICEHIGH SCHOOL STUDENTS PERFORMANCE'S COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN ACTIVITY WITH COMPUTER MODELING AND TRADITIONAL EXPLORATORY ACTIVITY ABOUT BODY MOTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

AMANTES, Amanda; COELHO, Geide Rosa  and  MARINHO, Rafael. A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.657-684. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170306.

Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças.

Keywords : Modelo Rasch; Traços latentes; Metodologia qualitativa-quantitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )