SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3LEER EM CLASES DE CIENCIA COMO UNA PRÁCTICA SOCIAL DIALÓGICA Y PEDAGÓGICAANÁLISIS COMPARATIVO DE DESEMPEÑO DE ALUMNOS DE SECUNDARIA EN ACTIVIDAD CON MODELAJE COMPUTACIONAL EXPLORATORIA Y ACTIVIDAD TRADICIONAL ACERCA DEL MOVIMIENTO DE LOS CUERPOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

AMANTES, Amanda; COELHO, Geide Rosa  y  MARINHO, Rafael. A MEDIDA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: EMPREGANDO O MODELO RASCH PARA ACESSAR E AVALIAR TRAÇOS LATENTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.657-684. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170306.

Neste trabalho, fazemos uma reflexão acerca das potencialidades da associação de métodos qualitativos e quantitativos para responder a questões específicas, no sentido de obter maior coerência interna nas pesquisas da área educacional. Temos como foco discutir o modelo Rasch como ferramenta para acessar traços latentes, apresentando um exemplo de como esse modelo pode ser promissor para trabalharmos com medidas, assim como responder a questões de natureza causal e que se remetem à identificação de efeitos e mudanças.

Palabras clave : Modelo Rasch; Traços latentes; Metodologia qualitativa-quantitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )