SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3MEDICIÓN EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN: EL MODELO RASCH PARA ACCEDER Y EVALUAR RASGOS LATENTESARGUMENTACIÓN Y ORIENTACIONES DISCURSIVAS EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Rafael Rodrigues de  y  FERRACIOLI, Laércio. ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADE COM MODELAGEM COMPUTACIONAL EXPLORATÓRIA E ATIVIDADE TRADICIONAL SOBRE MOVIMENTO DOS CORPOS . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.685-706. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170307.

Este artigo apresenta uma investigação do desempenho que 114 estudantes que cursavam, em 2011, o 1° Ano do Ensino Médio obtiveram em atividades com relações matemáticas de Média Simples e Velocidade Média no estudo do movimento retilíneo dos corpos, em um processo que envolveu dois momentos distintos e subsequentes. O primeiro momento foi caracterizado pela aplicação de atividades de modelagem computacional exploratória. Dias depois da atividade inicial, os estudantes foram submetidos a uma atividade tradicional durante a avaliação trimestral, contendo itens da atividade de modelagem. Nessa perspectiva, os resultados relatados neste trabalho mostram que o desempenho da primeira para a segunda atividade diminuiu para 51 estudantes (≈ 44,7%), foi mantido constante para 40 (≈ 35,1 %) e aumentou para 23 (≈ 20,2%). Os resultados sugerem, ainda, que o uso da modelagem computacional exploratória, em atividades que desenvolvem estudos com relações algébricas e quantidades numéricas, pode ser uma possibilidade a ser incorporada no dia a dia da sala de aula, e não apenas em investigações pontuais e de abordagem exploratórias.

Palabras clave : Velocidade Média; Modelagem Computacional; Desempenho..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )