SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADE COM MODELAGEM COMPUTACIONAL EXPLORATÓRIA E ATIVIDADE TRADICIONAL SOBRE MOVIMENTO DOS CORPOSAPRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA:A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; MELO, Viviane Florentino de  e  BERNARDO, José Roberto da Rocha. ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.707-725. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170308.

Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula.

Palavras-chave : Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )