SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3ARGUMENTACIÓN Y ORIENTACIONES DISCURSIVAS EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIASLA FORMACION EDUCACIONAL EN EJA: DILEMAS Y REPRENSENTACIONES SOCIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

DARROZ, Luiz Marcelo  y  WANNMACHER, Clóvis Milton Duval. APRENDIZAGEM DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID/FÍSICA:A VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.727-748. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170309.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dos subprojetos de física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise textual discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos bolsistas de iniciação à docência.

Palabras clave : Pibid/Física; Bolsistas de iniciação à docência; Aprendizagem docente; Focos de aprendizagem docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )