SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3TEACHER LEARNING IN PIBID/PHYSICS SCOPE: TEACHING INITIATION FELLOWS' VIEWTEACHER'S SOCIAL-ENVIRONMENTAL KNOWLEDGE MOBILIZATION THROUGH THE DEVELOPMENT OF ACTIONS FOR URBAN SPRINGS' CONSERVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia  and  SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EJA: DILEMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.749-767. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao futuro e às representações sociais em torno de sua formação. São informações importantes para que se possa compreender a interpretação do aluno da EJA sobre esses aspectos e como essa interpretação irá orientar a sua conduta. Além disso, contribui para a adoção de uma prática que inclua conteúdos que atendam às diversas expectativas desses alunos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelam uma variedade de expetativas dos alunos quanto à sua formação que vão desde os ganhos pessoais até os ganhos profissionais, tendo como destaque o ingresso no Ensino Superior.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Expectativas; Representações sociais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )