SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3APRENDIZAJE DOCENTE EM EL PIBID/FÍSICA: LA VISIÓN DE LOS BECÁRIOS DE INICIACIÓN A LA DOCENCIAMOBILIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO SOCIO-AMBIENTAL DE PROFESORES A PARTIR DEL DESARROLLO DE ACCIONES PARA CONSERVACIÓN DE NACIENTES URBANAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia  y  SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EJA: DILEMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.749-767. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao futuro e às representações sociais em torno de sua formação. São informações importantes para que se possa compreender a interpretação do aluno da EJA sobre esses aspectos e como essa interpretação irá orientar a sua conduta. Além disso, contribui para a adoção de uma prática que inclua conteúdos que atendam às diversas expectativas desses alunos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelam uma variedade de expetativas dos alunos quanto à sua formação que vão desde os ganhos pessoais até os ganhos profissionais, tendo como destaque o ingresso no Ensino Superior.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Expectativas; Representações sociais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )